domingo, 16 de maio de 2021

Parque Poetas- Parte 1



Simplesmente fantástico este Parque no Concelho de Oeiras

Num par de horas apenas visitei parte da Fase 2  deste Parque, a Fase 2 B

As outras partes do Parque já as visitei e fotografei por diversas vezes pelo que numa próxima oportunidade farei  uma publicação das outras partes deste maravilhoso Parque dos Poetas,

Texto de:

https://olharesdelisboa.pt/

"....Parque dos Poetas, todo ele ligado entre si, salientou Isaltino Morais, lembrando que «este é um dos maiores parques temáticos da Europa (superado pelo de Oslo que se debruça sobre a vida) e o único que se debruça sobre a poesia e a língua portuguesa, onde o paisagismo e a escultura incorporam a poesia».

".....Museu ao ar livre da arte escultórica, o Parque dos Poetas foi um projeto da Câmara Municipal de Oeiras no mandato do presidente Isaltino Morais, nos finais do século XX, que fez nascer o Parque dos Poetas. O tecido empresarial do concelho – reconhece Isaltino Morais – envolveu-se no seu desenvolvimento colaborando com a câmara municipal na concretização do parque, doando algumas das esculturas, investindo somas consideráveis em peças de arte e uma parte contribuindo na construção propriamente dita de todo o parque. A ideia inicial foi concebida pelo poeta e escritor David Mourão-Ferreira e pelo escultor Francisco Simões, aos quais se juntou o paisagista Francisco Caldeira Cabral e a arquiteta Elsa Severino com a sua equipa.

A sua construção foi feita em 3 etapas, inauguradas respetivamente a junho de 2003 (1ª fase), Julho de 2013 (fase B) e Julho de 2015 (fase A). As 3 etapas corresponderam às 3 partes em que o parque se divide, mas não foram construídas de forma cronológica. Sendo a ordem de construção: poetas do século XX; dos trovadores aos poetas da renascença; dos poetas do Barroco aos poetas do Romântico e poetas internacionais da língua portuguesa.

O autarca referiu ainda que a conceção paisagística, além do lazer, desporto e beleza dos jardins, tem na sua base a homenagem à Poesia de Língua Portuguesa através da representação escultórica de 60 poetas, da autoria de 40 escultores. E, é por isso, um museu ao ar livre, repositório da arte escultórica contemporânea com a presença das várias correntes estéticas.


































Nenhum comentário: